segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

- Diabetes - Medicina

 UTILIDADE PÚBLICA  -  MEDICINA

D I A B E T E S
O que se sente?
Sintomas  do DM (DIABETES MELLITUS)
·       Sede excessiva
·       Aumento do volume de urina
·       Aumento de número de micções
·       Surgimento do hábito de urinar à noite
·       Fadiga, fraqueza, tonturas
·       Visão borrada
·       Aumento de apetite
·       Perda de peso

Estes sintomas tendem a se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que são a cetoacidose diabética (no DM tipo I) e o coma hiperosmolar (no DM tipo II).
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.

De olho no cardápio

Muitos tabus ainda existem em relação à alimentação ideal para o diabético, mas, com a conscientização para uma alimentação saudável, ninguém precisa se privar do sabor. A Dra. Silvana Costa, nutricionista especialista em nutrição dietética, dá o caminho das pedras:

- Controle a quantidade de alimentos a ser ingerida.

- Utilize alimentos ricos em fibra, tais como frutas e vegetais frescos, pão e cereais integrais, feijão e legumes, arroz integral, cevada e aveia. Todos evitam que o nível de glicose suba muito rapidamente depois de sua ingestão.

- Elimine manteiga e controle margarina, óleo, molhos de saladas e creme, seja no prato ou durante o preparo da refeição.

- Evite carne com gordura, leite integral, queijo e frituras. Retire a pele da galinha, separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comer. Tome leite semidesnatado ou desnatado.

- Tome cuidado com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas do gênero fast food geralmente têm muita gordura.

- A pressão arterial alta é comum em pessoas com diabetes. Por isso, não utilize sal em excesso nos alimentos, mesmo no seu preparo. Use temperos sem sal ou com pouca quantidade, como alho-poró, cebola, pimenta e ervas.

- Evite alimentos como carnes defumadas, pepinos curtidos, batatas fritas, salames. Eles contêm muito sal.

- Leia os rótulos das embalagens. Eles costumam trazer o valor nutritivo e as calorias dos alimentos, entre outras importantes informações.

- Anote o que você come. Isso ajuda a controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos, além de ajudar a saber qual deles pode estar afetando o seu nível de glicose no sangue.

- Faça substituições saudáveis naqueles pratos tradicionais. Substitua o creme de leite por iogurte natural em alguns pratos, como: estrogonofe, molho branco para massas em geral, manjar branco, no lugar do leite de coco, nas saladas, no lugar da maionese tradicional, no molho madeira (o tradicional é feito com creme de leite fresco, que é ainda mais calórico), camarão ou frango na moranga (no lugar do leite de coco e do creme de leite), nos cremes para recheio de tortas, empadas, nas musses, etc. Além de ficar leve, o sabor é espetacular.

- Tente fazer experiências na cozinha. Asse aqueles alimentos que até então eram fritos, como por exemplo, as batatas. Cozinhe-as primeiro e depois coloque sobre um papel alumínio, levando ao fogo para que dourem. Asse os bolinhos de arroz, as berinjelas e assim por diante. Você vai observar que estes alimentos ganham sabor e qualidade, sem precisar aboli-los do cardápio do dia-a-dia.

- Não deixe de praticar exercícios físicos, mas nunca os faça sem o acompanhamento médico, seja qual for a modalidade. Uma atividade bastante indicada para quem não gosta de exercícios e caminhada é a dança de salão, que, além de fazer bem ao corpo, também traz alegria e disposição. Tente, pode ser bastante divertido.

A Dra. Silvana lembra ainda que hoje temos uma quantidade bastante grande de alimentos diets e lights industrializados, que são muito saborosos, mas é necessário ler com atenção o rótulo de cada produto antes de comprar e ver se ele se enquadra à sua necessidade.

Vale dizer também que esta mudança de hábitos alimentares pode beneficiar a todos, não só aos diabéticos.

Dra. Silvana Costa

Fone: (11) 4992-4370