quarta-feira, 1 de agosto de 2012

- Conhecer Paris


Um sonho que virou realidade. Enquanto aguardava no saguão do aeroporto, vindo de Lisboa após passar por Roma e Veneza, logo após o desembarque, nem sei o que, assim me sentia: sou um privilegiado desembarcar em Paris com minha esposa e meu filho Márlon e minha nora Anna e ser recepcionado no Aeroporto Charles de Gaulle, considerado um dos maiores e mais modernos aeroportos do mundo, por um grande amigo, o arquiteto Dr. Vitório Caldoncelli lá residente há 36 anos. Foram mais de 500 fotos e um caderno cheio de entradas de museu, tickets de metrô, papéis e recordações do que é conhecer Paris… Conhecer Paris é caminhar. Caminhar pelas ruas estreitas principalmente do alegre bairro Marais à noite. Que saudades! É caminhar pela avenida Champs Elysees até o Arco do Triumfo, pelos jardins floridos, é passear nos Jardins de Luxemburg e ver que a arte está em todos os lugares, pelo Louvre, … enfim, é caminhar à procura do conhecimento e de glamour. Nada de ficar enfurnado num metrô nem dentro do hotel. Conhecer Paris é se encantar com cada detalhe dos prédios de 1800, onde moram cidadãos comuns, como eu e você. É ir ao supermercado comprar queijo e vinho. É comprar coisas que você nem imagina.  Conhecer Paris é ter vários mapas da cidade – alguns recolhidos no aeroporto, outros tantos nas Galerias Lafayett após entrar na Sephora e comprar perfumes. É marcar no mapa, com o lápis do hotel conveniado da BANCORBRAS, o roteiro do dia seguinte. Conhecer Paris é ir ao Louvre e encarar a Monalisa.Ver a coroa do Rei Sol, do Napoleão e o Código de Amurabi. Conhecer Paris é sair de Bistrô em Bistrô como fazia Armando Nogueira na copa da França e sentar-se em um deles com amigos e saborear croissant e pain o chocolat e tomar chá. É entrar na padaria e sair de lá um uma baguete na companhia do assessor e amigo Dr.Vitório. É comer macarron chez Les Délices de Manon. É passear as margens do rio Sena. É embarcar e desembarcar no Bateaux Mouche (do francês barco-mosca /tipo de embarcação desenhada para servir como plataforma de visita turística) em todos os pontos turísticos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Conhecer Paris é passar por todas as pontes (de l’Alma, Pont Neuf, St. Michel, des Arts, du Carrousel, Pont Royal, de la Concorde, des Invalides…).  É apreciar cada detalhe em ouro da Pont Alexandre. Conhecer Paris é ir ao museu Rodin e encarar o Pensador e ver a delicadeza das mãos esculpidas pelo artista. É pensar no gênio que foi André Le Notre ao criar jardins tão lindos, há tanto tempo. Conhecer Paris é ver as galerias de arte, no meio da rua. Conhecer Paris é respirar história. É conhecer a igreja – Notre Damm.  É subir à Sacre Coeur (pela escada!)… e descer de trenzinho.  É ver o Moulin Rouge. É apreciar o colorido das floriculturas e dos jardins da cidade. É imaginar quantas cores ainda cabem na palheta de quem os criou. Conhecer Paris é ver a Torre Eiffel de vários pontos da cidade. É apreciar sua beleza arquitetônica também à noite. Conhecer Paris é ouvir jazz na rua. É ver um dos primeiros cabarés da cidade.
Por tudo isso, e muito mais…Conhecer Paris é um estado de espírito!
Tenho a dizer que sob o céu de Paris e debaixo dos lençóis de seda dos palácios da Cidade Luz aconteceram mais coisas que a vã filosofia de Alexandre Dumas Pai jamais contou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário