quarta-feira, 1 de agosto de 2012

- Filosofando...


“Está nevando atrás do olhar das nuvens.”
Só quero dizer isso mesmo:
“Está nevando atrás do olhar das nuvens.”
                                               
Luto pelas coisas grandes
E pelas pequenas,
Pois sei que se perder posso recorrer,
Pois não tenho tempo a perder.                                                            Minha vida renasceu um dia para viver.                                                                                                                                     
O sol nasce para iluminar
E a lua para brilhar.
Então, seja de noite ou de dia uma luz
Não nos deixará no escuro.

Sonhar é uma arte que aprofunda nossos sentimentos,
Não nos deixando viver sem inovar, criar, ampliar.
Arte é não deixar de viver,
Mesmo nas dificuldades da vida,
É saber sobressair nas pequenas coisas
E nos grandes obstáculos.
                           
Hoje sonho com a arte de sonhar,
Sempre sem deixar de acreditar nos meus ideais.

Pode ser Coral, Suvinil ou o que for
Esses meus rabiscos sempre penso em fazê-los
Com tintas de concreto.
“Jesus Cristo! Santo Agostinho!
São Tomás de Aquino que tenham dó!
Rasgaram a crítica da razão dos que tinham razão.”

Gosto de ser eu mesmo,
De aprender coisas novas,
De olhar olho no olho,
De amar e ser amado.

‘Pedaços de um instante”
      Antônio Fábio

- Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes


           O festival é um ótimo motivo para uma escapada em direção às Minas Gerais, mas não é o único. Ele tem data para acabar, mas os restaurantes, o artesanato, as igrejas e a tranquilidade de Tiradentes, não.

Para começar bem o sábado nada melhor que uma boa caminhada pelo Centro Histórico, que sempre se encontra fervilhante. É lá que ficam importantes pontos turísticos, como as igrejas da Matriz e a de Nossa Senhora do Rosário, e também as lojas de artesanato, peças de estanho e objetos de decoração que deixam muito gente coçando o bolso.

Com os termômetros em baixa, o clima em Tiradentes só não estará mais frio porque as panelas do Festival, certamente, estarão a todo vapor. E por falar em vapor, não se esqueça da Maria Fumaça. A diversidade gastronômica no local é extensa, com a presença de culinária italiana, egípcia, árabe, latina, francesa, portuguesa e, é claro, muita cozinha mineira.

O festival, que acontece todo mês de agosto, sempre conta com cursos, palestras, shows, teatro, degustação, tour gastronômico e muito mais! E não perca os festins, os tradicionais jantares realizados pelos maiores chefs do mundo, em diversos lugares da cidade! Esse é o ponto alto do evento. Glamorosos jantares harmonizados.

Mas quem ficou de fora desses jantares, encontra, em outros cantinhos da cidade, também boas opções, melhores para o bolso e para matar a fome. Há dezenas de restaurantes locais que preparam pratos regionais no capricho. Eles aproveitam nas suas receitas produtos de suas pequenas hortas e galinheiros que ficam atrás das casas onde funcionam os restaurantes. São de lá que saem alface,  couve, jiló, pimenta, taioba, ora-pro-nobis, ovos e especiarias usadas nas receitas.

Não se pode perder o leitão à pururuca na Pousada Villa Paolucci do amigo Dr. Luiz Ney, um picadinho de filé mignon, uma goiabada frita, tropeiro, bacalhoada, frango ao molho pardo, dos chefs-amigos, personagens que nasceram ali, ou são “forasteiros” que adotaram a cidade como morada. Esses últimos são chamados, carinhosamente de “ETs” ou extratiradentinos e são eles dos Restaurantes Dona Chepa, Vovó & Cia – Chef André, Viradas do Largo – Beth Beltrão, Trattoria Via Destra – Rubens Beltrão.

Na Praça das Foras, no 9º Festival, fiz o lançamento do meu livro de culinária: RECEITAS CULTURA HUMOR. No mesmo local, este ano de 2011 estaremos lançando meu primeiro livro de POEMAS: “Pedaços de um instante”. Você está convidado.

O circuito deste ano faz parte daquele que já passou pelas cidades de Paraty (RJ), Gramado (RS), Arraial d'Ajuda e Trancoso (BA).

A "cultura" no título significa que não é só de comida e história que vive a cidade e o festival. Acontecem também outros eventos, como exposições artísticas, mostras e shows. Tiradentes é um lugar mágico, extremamente prazeroso, aconchegante, com povo educado e receptivo.

Nem só de história, natureza e pérolas da edificação barroca vive a bucólica cidade de Tiradentes.

- Conhecer Paris


Um sonho que virou realidade. Enquanto aguardava no saguão do aeroporto, vindo de Lisboa após passar por Roma e Veneza, logo após o desembarque, nem sei o que, assim me sentia: sou um privilegiado desembarcar em Paris com minha esposa e meu filho Márlon e minha nora Anna e ser recepcionado no Aeroporto Charles de Gaulle, considerado um dos maiores e mais modernos aeroportos do mundo, por um grande amigo, o arquiteto Dr. Vitório Caldoncelli lá residente há 36 anos. Foram mais de 500 fotos e um caderno cheio de entradas de museu, tickets de metrô, papéis e recordações do que é conhecer Paris… Conhecer Paris é caminhar. Caminhar pelas ruas estreitas principalmente do alegre bairro Marais à noite. Que saudades! É caminhar pela avenida Champs Elysees até o Arco do Triumfo, pelos jardins floridos, é passear nos Jardins de Luxemburg e ver que a arte está em todos os lugares, pelo Louvre, … enfim, é caminhar à procura do conhecimento e de glamour. Nada de ficar enfurnado num metrô nem dentro do hotel. Conhecer Paris é se encantar com cada detalhe dos prédios de 1800, onde moram cidadãos comuns, como eu e você. É ir ao supermercado comprar queijo e vinho. É comprar coisas que você nem imagina.  Conhecer Paris é ter vários mapas da cidade – alguns recolhidos no aeroporto, outros tantos nas Galerias Lafayett após entrar na Sephora e comprar perfumes. É marcar no mapa, com o lápis do hotel conveniado da BANCORBRAS, o roteiro do dia seguinte. Conhecer Paris é ir ao Louvre e encarar a Monalisa.Ver a coroa do Rei Sol, do Napoleão e o Código de Amurabi. Conhecer Paris é sair de Bistrô em Bistrô como fazia Armando Nogueira na copa da França e sentar-se em um deles com amigos e saborear croissant e pain o chocolat e tomar chá. É entrar na padaria e sair de lá um uma baguete na companhia do assessor e amigo Dr.Vitório. É comer macarron chez Les Délices de Manon. É passear as margens do rio Sena. É embarcar e desembarcar no Bateaux Mouche (do francês barco-mosca /tipo de embarcação desenhada para servir como plataforma de visita turística) em todos os pontos turísticos considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Conhecer Paris é passar por todas as pontes (de l’Alma, Pont Neuf, St. Michel, des Arts, du Carrousel, Pont Royal, de la Concorde, des Invalides…).  É apreciar cada detalhe em ouro da Pont Alexandre. Conhecer Paris é ir ao museu Rodin e encarar o Pensador e ver a delicadeza das mãos esculpidas pelo artista. É pensar no gênio que foi André Le Notre ao criar jardins tão lindos, há tanto tempo. Conhecer Paris é ver as galerias de arte, no meio da rua. Conhecer Paris é respirar história. É conhecer a igreja – Notre Damm.  É subir à Sacre Coeur (pela escada!)… e descer de trenzinho.  É ver o Moulin Rouge. É apreciar o colorido das floriculturas e dos jardins da cidade. É imaginar quantas cores ainda cabem na palheta de quem os criou. Conhecer Paris é ver a Torre Eiffel de vários pontos da cidade. É apreciar sua beleza arquitetônica também à noite. Conhecer Paris é ouvir jazz na rua. É ver um dos primeiros cabarés da cidade.
Por tudo isso, e muito mais…Conhecer Paris é um estado de espírito!
Tenho a dizer que sob o céu de Paris e debaixo dos lençóis de seda dos palácios da Cidade Luz aconteceram mais coisas que a vã filosofia de Alexandre Dumas Pai jamais contou...